sábado, 5 de março de 2011

Nem Vi o Tempo Passar!

Fico pensando o que estamos fazendo com o nosso tempo? Antigamente, o dia era tão longo e as horas nem passavam, mas o que aconteceu? O dia diminuiu? Claro que não!
O nosso dia continua com 24 horas, mas mesmo assim parece que antes eu tinha mais tempo.
Na verdade, eu não tinha mais tempo! Porque o dia sempre foi o mesmo, existem pessoas que acham que o domingo é menor que a segunda-feira, isso não existe, o domingo tem as mesmas horas que a segunda, mas sempre nos questionamos se os dias são compostos pelas mesmas horas durante todo o ano, porque nos falta mais tempo a cada dia que passa.
Eu resumo a falta de tempo em uma única palavra tecnologia. Ah, muitos vão questionar que a tecnologia surgiu para aumentar o tempo. E eu digo, depende de que tempo você quer?
Outrora, a vida era baseada em apenas “esperar”, tudo era mais difícil, as coisas eram mais distantes e muitas vezes até complicadas. Por exemplo: antes para você se comunicar com uma pessoa levava horas, dias e até meses. Porque a comunicação era feita através de cartas e recados, com o passar do tempo surgiram outros meios de comunicação. Se pararmos pra pensar o tempo de espera tornava o dia longo, quando você almeja muito alguma coisa as horas não passam, conclui-se que as horas não passavam porque o meio de comunicação era precário e nos dava a impressão de que o tempo parava.
E agora? Vivemos em um mundo globalizado e estamos sem tempo? Não compreendo?
A tecnologia é a melhor coisa que o homem proporcionou para a sociedade, disso não duvide, ela surgiu para reduzir as horas com trabalhos manuais e facilitar a vida dos seres humanos, só que a tecnologia não foi evoluída apenas para diminuir os trabalhos manuais, mas também foi introduzida sutilmente no lazer do homem.
Como assim?
Hoje em dia, ficamos horas em frente uma televisão (essas horas – são as chamadas falta de tempo), antigamente nossos bisavós não tinham esse tipo de lazer. Ah, mas eles tinham muito trabalho. Sim! Eles tinham, mas eles conseguiam observar a beleza do tempo, eles viam o modo como envelheciam lentamente.
Agora, nesse momento eu estou em frente a um aparelho denominado computador, com esse aparelho eu consigo reduzir horas que eu enfrentaria em uma fila de um banco, também consigo fazer cursos e até faculdade sem sair do lugar, observo que eu estou economizando dinheiro com locomoção e até evitando o cansaço de ter que ficar em uma fila de espera. Mas, eu observo a todo o momento um relógio que fica logo a minha direita no meu computador e ele não para, parece até que ele tem prazer de cronometrar as minhas horas aqui. Quando eu quero conversar com meus amigos, é muito simples, basta alguns cliques e eu estou com todos eles ao mesmo momento. Confesso a vocês que a tecnologia me oferece muitas coisas nas mãos, sair de casa pra ir à uma loja pra comprar algo, pra quê? Se eu posso comprar tudo pela internet. É nesse ponto que eu quero chegar. Tudo o que os nossos bisavós e avós aproveitaram observando sua trajetória de vida, hoje nós jogamos fora pela janela de um computador, pois com cada clique se abre uma janela e se diminui um tempo precioso.
Mas, eu economizo tempo com a internet, com o celular e outros meios de comunicação. É mesmo?
Eu sei disso, pois eu também e digo mais, eu gosto muito... mas, então por que eu estou falando da tecnologia? O que está acontecendo comigo? Não sei se você se lembra, mas, eu disse não duvide da tecnologia ela é de grande valia, mas depende do tempo que você quer.
Qual o tempo que você quer que passe em sua vida?
Se for o tempo de antigamente. Esquece! Não tem como negar que já estamos presos em um relógio que roda sem deixar a gente almejar, sem a gente ter um prazer de espera, por quê? Porque o homem não quer esperar! Mas, a todo o momento quer discutir administração do tempo e eu pergunto que tempo? Que tempo você quer administrar? Antes de você pensar em administrar o seu tempo, pare e reflita pra quê eu preciso de mais tempo?
Para minha família? Para Deus? Para adquirir mais conhecimento? Ou apenas para deixá-lo passar em um clique, seja do controle remoto, do computador ou de outro aparelho qualquer?
Se for para apenas alguns cliques? Esquece! Porque são nessas coisas que o seu único tempo, vai embora sem você perceber e são nessas coisas prazerosas que envelhecemos e como sempre vamos repetir: nem vi o tempo passar!
Administre, sim o seu tempo! Não só administre, mas também invista o seu tempo, e faça isso somente com o que for lhe proporcionar uma vida melhor. E nunca mais diga “nem vi o tempo passar”!
Autor: Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário