segunda-feira, 14 de março de 2011

Qual caminho tomar na escolha de uma profissão?

Quando crianças, temos nossos heróis, nessa fase surgem os primeiros sintomas dos sonhos profissionais. Os meninos querem ser policiais e as meninas professoras, essas escolhas são sempre baseadas no que gostam ou acham interessante.

Todo mundo já se definiu profissionalmente na infância, mas a maioria sempre muda de ideia. Hoje, eu estou vivenciando a juventude. Para me definir profissionalmente eu sigo meu coração, pelo que eu tenho paixão realmente? Essa foi a pergunta que me fiz quando eu percebi que estava infeliz, porque acreditei muitos anos que minha verdadeira paixão fosse a Biologia, pura e simplesmente acreditei que queria ser uma professora de Biologia.
Para mim, era somente isso, esse foi um sonho sustentado por anos. Hoje, eu digo com certeza, não é isso que eu quero!
Então, resolvi correr atrás da minha paixão, sei se conseguir vou ser feliz e realizada, sem frustrações, sei também que o caminho é longo e árduo, mas estou determinada a enfrentá-lo. Nem todo mundo consegue unir a paixão por algo, a sua escolha profissional. Por quê? Porque escolher uma profissão não é algo muito simples, tem muitas pessoas que pensam somente no que irá lhe trazer financeiramente, mas isso trás consequências graves, quantos profissionais inativos, porque entraram em depressão. Algumas pessoas preferem seguir as tendências do mercado, sem se importar com as coisas que nunca terão preço.

Afirmo que a paixão por uma profissão é essencial para a boa formação de um profissional. Se o vestibular que é onde tudo começa, fosse um paixonímetro muitos seriam reprovados.

A escolha da profissão é um casamento com o mercado de trabalho, e não vale a pena casar com quem não se ama. Escolha algo que você ame e não espere se apaixonar depois de uma má escolha.


Autora: Lidi Oliveira

3 comentários:

  1. Muito legal, eu não tinha pensado por esse lado "A escolha da profissão é um casamento", achei muito interessante.
    Acho que não vou me casar tão cedo, primeiro vou me apaixonar.
    Adorei, beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal em Lu@.
    Bom eu já me apaixonei ha um tempo atrás, agora é só oficializar mesmo rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir